segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Crónica da Dona Beganga 3

Caros leitores, seguindo à risca as orientações do nosso Bufo, a Dona Beganga passará ter atenção para que os seu posts comecem a ser usados com objectivos construtivos e pedagógicos.
A quando da sessão solene do São João da Vila 2010 (aquela em foram distribuidas medalhas como pipocas no cinema), o Sú Pesident anunciou que iria construir a Escola Profissional, como de resto o Rui Melo se fartou de bradar aos 7 ventos.
Até aqui nada de mal, se não fosse a revelação que a Dona Beganga transcreve abaixo: 

"Para além disto, vamos proceder à construção da nova Escola Profissional, não com o projecto anterior, mas com um novo projecto, que divulgaremos oportunamente, e nova localização – no campo da Mãe de Deus - com instalações desportivas, pavilhão, ginásio e campo de futebol de sete, com piso sintético – integrado no complexo escolar de Vila Franca do Campo."
Dr. Antonio Cordeiro in http://www.cmvfc.pt/

A Dona Beganga reconhece que é mesmo preciso fazer uma escola em condições para aqueles pobres "engavetados" . O que parece dificil de perceber é o porquê de uma câmara, com as dificuldades financeiras em que a nossa se encontra, rejeitar um projecto finalizado, pago e em vias de ser aprovado o seu financiamento pela União Europeia. Para quê? Para mandar fazer um novo projecto com custos na ordem das centenas de milhar de euros e voltar a canditar o dito cujo ao financiamento da U.E. atrasando dois ou três anos uma obra que poderia arrancar ainda este ano.
Escola Profissional do Rui Melo
 Escola Profissional do actual executivo
A Dona Beganga sabe que este executivo transborda criatividade, pelo que o plano é copiar os novos pavilhões do "colégio".
Já que ninguém pergunta, agradecemos que o "pove da vila" se manifeste na nova votação deste vosso blog.


Aproveitando que se fala da Escola Profissional, informo toda a Vila Franca do Campo que a escola está a receber candidaturas para a exploração do seu bar. Parece que não é para se saber, pois o Snack Bar Vila Franca estará de olho em abrir a sua primeira filial com a desculpa que não aparecem candidatos.
O Bufo está de olho em si sr. Pinto!!!


Em nome de toda a equipa do Bufo da Vila queremos manifestar o nosso agradecimento ao destaque recebido nos blogs Candilhes e Máquina de Lavar. Muito nos honra a vossa atenção.
O Bufo da Vila alcança assim uma projecção regional, pelo que fará os possiveis para passar uma boa imagem da sua Vila e dos seus habitantes, ao contrário do seu presidente que só aparece na comunicação social ou para chorar ou para anunciar desgraças.


A VILA ACIMA DE TODOS NÓS!!!

20 comentários:

Anónimo disse...

3 anos?! Para aprovar este projecto? Tas a brincá comigo...
O mestre das obras faz isso mesmo sem projecto!

PontaGarcense disse...

Ola

Completamente contra!
Andamos a poupar no pão dia-a-dia e estes senhores esbajam em projectos novos fantasmas...

Pelo andar da carroça a nova escola profissional sera mesmo so em ´´papel''... Porque o Melinho embora tivesse um projecto financiado pela UE bla bla bla... tambem nunca passou dai... e agora vem esse que para alem de medico imcompetente é arquictecto falhado! Continue que daqui a 3 anos o povo conta lhe uma historia!

Certo tambem é que de certeza mesmo que entre um Rei Laranja nao aceitara esse projecto Rosa e avançará com outro porque por baixo ninguem quer ficar né amigos Laranja e Rosa?

Mas voltando à questão...
Porque ir comprar um martelo novo só porque o velho apenas está com ferrugem? Não trabalha igual?

Temos projecto avança-se com este...

Isso é como a historia apresentada naquela enorme tenda montada a dois anos, salvo erro, na altura das festas do Senhor da Pedra... pelo Melinho em que havia la um espaço que figurava a enorme e DISPENDIOSA remodelaçao da zona Vinha da Areia...

Olhei ''praquilo'' e perguntei... Porque? Foi tudo construido recentemente... esta em condiçoes... porque gastar dinheiro numa coisa que esta bem?

Mas agora percebi... Sao politicos... apenas politicos que gastam dinheiros publicos... e nao homens racionais que trabalham e que gastam conforme alta ponderaçao e certeza do que tem que ser reakmente feito...

Temos Pena!

Abraço!

PontaGarcense disse...

Ola (Again)

Só mais esta... Para quando a realização do enorme projecto prometido na altura da eleiçao do Rosa em Ponta Garça dum Mercado Agricola que nem eles conseguiam explicar a posição/estrutura do projecto...??

Triste né?

Enfim... cada vez mais acredito que no boletim de voto na altura estava escrito:

A) Laranja? Es dos nossos safas te! Nao es, tas lixado! Levas com a nossa arrogancia
B) Rosa? Nos tambem queremos tachos! Confia em nos e te daremos um tachinho! Ahhh A agua vai baixar... Eu vou pagar as dividas todas!!!

Bahhh!!! Tretas...

Voto em Branco Sim!

OBufoDaVila disse...

Gadjet,

Olha tua tensão arterial, como não sabes quem o bufo é lanças nomes ao calhas, fazes listas de mais de dez pessoas a ver se alguma é...
Gosto de ver que estás completamente a leste sobre a minha pessoa.

Enquanto pensares que é quem gritas nos meus comentários,eu estou a salvo.

Neste forum da verdade não participas.

Ala bote jogar meting e deixa de consultar o Bufo.

Ao amigo PontaGarcense,
Obrigado por lembrar acerca desse mercado agricola.
O Bufo não se pode lembrar de tudo.

O Bufo faz aqui um apelo : quem tiver panfletos ou informação dos tempos em que muito o nosso DR ia fazer na Vila , por favor envie para o Bufo, de modo a ser escrutinado pela equipa.

Bem hajam

PS- Ah e gadjet, Oink Oink sr Gadjet, oink oink.

Tecla3 disse...

Bufo e companhia, antes de mais, parabéns.

Como vilafranquense empregado pela câmara (por isso não dou o meu nome, por razões óbvias), fico triste que tudo isto esteja a andar para trás. deixemo-nos de cordealidades, isto não está a andar para a frente:
- Melo faz, Cordeiro desfaz;
- Melo a tempo inteiro, Cordeiro a meio tempo;
- Faial no nivel 75 do meting;
Enfim, ninguém percebe como é que chegamos a isto. Nivel 75?!
Piadas à parte, tenho pena porque, e sendo a favor da rotatividade politica, esperava que a nova Câmara tivesse outra dinâmica, mas limitam-se a criar uns tachinhos ,a destruir o que já existia, enfim a mandar areia para os nossos olhos.

E falando em mandar areia para os olhos, faz-me lembrar aquele filme do Van Danme em que o mau atira-lhe, literalmente, pó para os olhos. Mas sabem que mais, no fim, O Van Danme dá-lhe um carreto de porrada na mesma.

Obrigado por existirem bufos da vila.

O Coveiro da Vila disse...

Caro, não percebi, de forma alguma, o projecto do Dr. Diga-me uma coisa: é para fazer cópia da Escola da Vila ou vai ser mesmo na Escola da Vila? Expliquem-me isto por favor.
Acordei muito cedo para abrir duas valas. O professor Tomé D'arruda morreu ontem à noite quando alguém lhe perguntou se fazia parte deste blog. Está tudo doido?

Anónimo disse...

Com os melhores cumprimentos do Metropolitano Açores.
http://metro-dos-acores.blogspot.com/

OBufoDaVila disse...

Carissimo Engenheiro de Domingo à tarde,

O Bufo entornou o café ao ver a qualidade da sua imagem no post em que faz referencia à humilde toca d'O Bufo Da Vila.

O Bufo recomenda a TODOS : http://metro-dos-acores.blogspot.com/2010/10/pove-de-vila-franca-hoje-e-o-25-de.html

O Bufo agradece o passe para poder circular neste nosso Metropolitano Dos Açores!!

Bem Aventurados sejam!

PASSAR A ANDAR DE METRO PARA A NOVA ESCOLA PROFISSIONAL DE VFC, ACIMA DE TODOS NÓS!

Anónimo disse...

Muito agradecidos pelos elogios.
Mais se informa que a nossa Pipoka foi enviada ainda hoje para a Vila Franca, para procurar nas "entranhas" do Cordeirinho mais situações caricatas que valham a pena investigar. O mais provável é que fique com o .. a arder.
Cumprimentos
Vem aí mais !!!

Anónimo disse...

Quem pagará os 15% que a UE não cobre?
Como se sustentará a escola profissional se acabar o Fundo Social Europeu?
Uma vez que as escolas do ensino primário já estão a encerrar por falta de alunos e que as básicas e integradas já desenvolvem o ensino profissional, com uma escola do tamanho da de Ponta Garça - pergunto: Será mesmo económica e socialmentemente viável mais uma escola em Vila franca. Será a melhor forma de aplicar o dinheiro, que na verdade não temos, em mais uma escola?? Onde estão os estudos de mercado e de viabilidade económica que provam a sua necessidade e sustentabilidade a M/L prazo? Ou vamos continuar a pagar impressões de revistas para lavar roupa suja de executivos anteriores e acertos de contas pessoais!! Espero que não!

Anónimo disse...

Caro anónimo não se esqueça que as escolas profissionais servem também aqueles que já estão fora do ensino, ou seja, há um vasto público que pode ser abrangido pelo ensino profissional. Basta ver qual é a média de instrução dos nossos jovens e facilmente chegaremos à conclusão em como estas escolas têm algum futuro.É só fazer as contas, mas não como aquelas em que alguém fazia uma soma de 25+18=53, era mais ou menos assim, sei que vi algo semelhante no Diário dos Açores, eheheh

Anónimo disse...

Em vez de se pensar numa nova escola deveria-se fazer um estudo da futura população escolar e verificar se será mesmo necessário construir mais uma escola profissional tendo em consideração o tamanho da actual Básica e Secundária e a de Ponta Garça. Deveria-se sim pensar em construir oficinas e espaços próprios para preparar determinadas profissões práticas.

Anónimo disse...

o que é certo, é que o projecto estava feito, nao havia necessidade nenhuma fazer um novo.... enfim... gastos de dinheiro misturados com burriçes...


ASS.
A PIPOKA

Anónimo disse...

óh anónimo das 20:14, nao é mais uma ok, tip a outr é para desistir dahh ... gent tola mem

Anónimo disse...

Este blog já justifica a adição de um fórum!

Anónimo disse...

Com tantos bufos por ai nonguem se lembra do que se tera passado com o traguita(Ricardo) uma das principais caras do partido rosa, por admiracao foi para as Bermudas porque? O que se passou para nao ter tacho? Zangou se com o cordeirinho? O tipo ate parecia ser esperto mas meteu o rabo entre as pernas e desapareceu... Sera que volta daqui a 4 anos, ou odeia ja os socialistas ou nao ... Ahahah saudacoes aos bufos

Marco Daniel Raposo disse...

Se havia um problema assim tão grande no que toca à disponibilidade financeira da autarquia, então não se avançava para um projecto completamente novo...

Contradições, contradições...

Anónimo disse...

Ó meus amigos, isso de escolas profissionais em todos os concelhos, humm (pensando) dá que pensar! Se repararem, antigamente eu tirei o meu curso nas Capelas e sou de Vila Franca, juntamente com outras pessoas de outros concelhos também frequentaram a mesma escola. Mas para quê gastar tanto dinheiro em escolas profissionais se a maioria fica desempregada no curso que frequenta, para mais de 50%. Se a câmara fizer um estudo de mercado, vai concluir isso e até verificar que esse valor poderá ser superior! Escolas profissionais só servem para arranjar mais tachinhos prós amigos e companhia, como é o caso do marido da mecânica. Deixam-se de criancices em fazer sondagens de coisas sem tarelo, parece brigas de rapazes, sejam mais crescidinhos, falem de coisas importantes, como por exemplo: o desporto que o melinho durante os seus mandatos nada fez pelo futebol, voleibol etc. falem do cordeiro que tanto prometeu um campo de futebol + um ginásio etc. sejam correctos e não puxam a brasa à sua sardinha.
zé das couves

obarbeiro disse...

Este debate neste corajoso Blogger do "Bufo da Vila" está ao rubro! Pena é não ter vindo há alguns anos atrás e talvez esta nossa querida Vila não tivesse chegado a este marasmo social,desportivo e cultural. Contenham-se todos os participantes nas palavras mas não se deixem intimidar! A democracia exige de nós a nossa participação...e a nossa coragem.

obarbeiro disse...

Nunca vi tanto interesse pelas coisas da "vida" da Vila como agora. Há um rodopio e lançamento de perguntas, respostas e ideias como nunca se viu antes a favor de todos nós (e que espera-se não sejam só para alguns). Leva-me a pensar que: ou estavam bem acomodados ao tacho que lhes convinha ou então não aceitam os donos provisórios dos novos pelouros. Haja bom censo e altruísmo a favor da nossa terra que é de cada um e de todos nós, afinal. Viva o Zé Povim!