
Eu um Senhor de Idade já... sempre fui e sempre serei um homem da terra. Com escassos estudos e um jeito destinado a apreciar, re-apreciar e criticar construtivamente. Podem ir para onde quiserem. Ponto. Agora estive lendo com exaustão todos os pontos do discurso. Tirei alguns. Os essenciais. Os que saltaram à vista e saltará à vista de toda a gente. Aqui vai a minha conclusão e colaboração para que os mais preguiçosos tenham informação resumida de forma imparcial a cores e pessoas, feitos e feitios. Assim se vive a Democracia esquecida em Vila Franca à muitos e largos anos.
-----------------------------------------------
"Justificam tudo o que não fazem, por falta de criatividade e de planeamento, com o endividamento."
- Até que estes Senhores têm feito actividades: Varandinhas de São João[no qual teço a minha crítica ao lider da organização, o policia que gravava Cds piratas... que diabo!]; Concurso de Montras; a Orgia no Museu do Comando a quando do Carnaval que ainda queria perceber o que se passou ali; o Rally Paper organizado pela ACREDEF e UNOJOVENS em que os quais organizaram e tambem participaram [e claro, arremessando o primeiro e segundo lugar respectivamente e ainda sai em revista; a noite do Dj em que a Câmara cede o espaço, material e trabalhadores para a Fê.d.É. possa fazer o seu espectáculo fazendo com que a nossa entidade municipal ponha a mão à fresca sem apanhar nada e ainda por cima as empresas que exploraram o recinto eram de Ponta Delgada e, pelos vistos, mal preparadas para receber eventos desta medida que até acabou a cerveja no início da festa!], entre outras coisas tolas.
" Agora os socialistas só devem a fornecedores, porque não se constrói nada, logo não há despesa com empreiteiros. "
- Ainda se faz obra. Na Câmara. Estava a precisar. Só fui lá uma vez. Lá acima e por pouco fui corrido porque estava a exigir ser atendido pelo presidente mas tal não foi possível... e ainda bem: a vozinha já me irrita. Mas pronto que obras pode a Câmara fazer? Estou a pensar... Continuo a pensar. Ah, já entendi. Um parque de campismo, como prometido. Um espaço de convívio entre jovens. Não, não estou a falar do Infante que parece um cativeiro de prisioneiros sem rumo na Vida. Estou a falar num espaço onde se disfrute de um bom som, bom ambiente, bom serviço... Não, não estou a falar do jantar de idosos e almoços dos idosos, dos convívios dos idosos, dos passeios dos idosos. Estou mesmo a falar de um espaço onde promova economia em V.F. e igualmente o bem-estar dos vilafranquenses. Aquele parque da cidade[off-the record]: fico sempre chateado quando passo por lá com o meu burrinho. Uma coisa que até é engraçada mas não dão uso. Parece que não é da Vila. Agradecia-se que a Sãozinha fizesse alguma coisa lá: Mexa-se, pela sua saúde. Mas ia falar de obras... estou sem ideias, não prestei atenção à campanha rosa, nem à laranja. Só prestei atenção ao debate televisivo que ainda assisto no dias de chuva junto da minha querida esposa.
" A Vila infelizmente não tem petróleo, nem nunca teve outras receitas do Governo Regional, como acontece agora."
- Nem Petróleo, nem emprego. A Vila sempre foi discriminada mas sempre se viveu. Fez-se dívidas mas fizeram obras. Fez-se uma eleição e outro entrou com votos de mudança. E a mudança qual foi? Só se for no próprio edifício da Câmara porque tudo continua na merda. Na mesma foça. As coisas acontecem com a força de vontade. A vontade deste Sr Dr agora é mostrar que não tem dinheiro. Cale-se com isto, imediatamente. Não torne a gestão da Câmara reflexo da maneira que gere a sua 'vida'[lamento o ataque pessoal mas não me conti].
" No Açor Arena o desleixo mora há mais de oito meses, porque chove em alguns lugares como na rua desde o temporal de Fevereiro passado e as actividades são poucas. Nunca poderemos esquecer que, no primeiro ano de vida do pavilhão multiusos, realizaram-se mais de 80 eventos em que participaram mais de 130.000 pessoas."
- Ao menos aproveitassem esta chuva e cobrassem entradas ao..." NOVO AQUAPARQUE EM VILA FRANCA, COM ÁGUA NATURAL E SEM CLORO! AQUI PODE USAR AS SUAS LENTES DE CONTACTO, JAMAIS VAI PERDÊ-LAS DE VISTA!" É a testar que conseguiram inventar os Dormicuns a ver se funcionava.. o Sr Dr conseguiu: votos através disto. Portanto está a perceber o estratagema? Dar para receber. Nem deve dar nada. Se fosse pessoa que preste, não dava. Partilhava. É o que devia fazer com aquele espaço. Acima de tudo o novo senhor que consta na administração do AçorArena não faz nada a não ser.. mandar! Nem promove, nem faz. Já no Concurso dos Cães a vereadora da Cultura desapareceu daquele sítio e arredores. É uma vergonha. Não há diplomacia. Não há cuidado com os códigos de ética. Sinto vergonha quando vejo a comitiva junta. O que a outra tinha(snobismo a mais) esta tem de menos! Torna-se demasiado popular e não há respeito dando despeito àqueles que governam.
Finalizo esta mensagem com a seguinte pergunta:
- Quem pagou a passagem à Sr. Cecília quando acompanhou o seu esposo à América/Canadá, aos presidentes de Junta e Adjunto?
- Quem pagou a passagem ao companheiro da Varredora da Cultura a quando da viagem a Lisboa para representar Vila Franca?
Questionei alguns serrotes sobre esta questão e depressa retorquiram: "E também quem pagou á primeira dama no tempo do Melim?" Preciso que me elucidem isto por favor. Porque estas brincadeiras.."Ah, vem comigo! Não há problemnho!" Podia servir para investir em Empresas, Associações de Jovens, nas Igrejas, nas Estradas, nos Caminhos Agrícolas, em Cultura, em Futebol, no Emprego, em Vila Franca do Campo!
Este texto foi traduzido visto o CoveirodaVila não saber escrever sem erros pelo Sr. Doutor Rui Gravador dos Rodrigues, mestrado em Comunicação [ risos ].