quarta-feira, 9 de março de 2011

Crónica da Dona Beganga nº11

Caros leitores, acabou o Carnaval e preparamo-nos para entrar na Quaresma…
No que diz respeito ao Carnaval, apenas queremos realçar que o Sú Pesidént ficou muito bem no desfile de domingo, aquele disfarce de “palhaço rosa” ficou-lhe a matar e assentou que nem uma luva… Realçamos também o magnifico baile que a “varredora da cultura” montou no Açor Arena: o ano passado conseguiu por 25 pessoas no museu e este ano conseguiu por 25 pessoas no Açor Arena… No próximo ano sugerimos que faça um grandioso baile no estádio de S. Miguel, já que à velocidade que estas 25 pessoas estão a “inchar”, nem o Açor Arena terá espaço suficiente para recebê-las.
Por falar em Açor Arena, a equipa do Bufo tem assistido (literalmente de bancada) ao nascimento de uma nova modalidade desportiva: “ Kung Fu-Tsal”. Este novo desporto junta a arte marcial de Bruce Lee à modalidade desportiva que notabilizou Ricardinho, sendo que todos os jogos têm tido o “fardamento” da praxe ora uns com os outros, ora todos no árbitro. O público tem aderido em massa, sendo que muitos participam activamente através do arremesso de cadeiras das bancadas… Têm sido excelentes oportunidades para se passar tempo de qualidade com a família, já que todos podem dar a sua “punhada” sem discriminação!!!
No que diz respeito à Quaresma, a equipa do Bufo tem a sensação que a sua quaresma começou em Outubro de 2009 e tem-se prolongado continuamente até hoje, já que nada temos feito senão orar, sacrificar e pagar promessas… Dos outros!!!
Um aparte para manifestar o nosso profundo apoio e respeito pelos Romeiros de toda a ilha… Rezem por nós Irmãos!!! Nós precisamos!!!
Este ano ainda não comemos um folar da Santa Casa… Será que eles são como as janelas de alumínio: só aparecem em anos de eleições???
Após o apelo da nossa equipa na última crónica acerca da escola profissional, foi fechado o bar da escola… O que a equipa do Bufo quer saber agora é:
- Onde estão os lucros realizados de Setembro de 2010 a 17-02-2011?
- Ao serviço de quem estava a funcionária paga pela Câmara Municipal que laborava no bar?
- Qual a justificação para as facturas de aprovisionamento do referido bar que constam na contabilidade da Fundação, já que para todos os efeitos o mesmo nunca esteve aberto?
- Onde estão os recibos das vendas obrigatórios por lei?
- Onde estão os recibos de depósito do dinheiro resultante da exploração do bar durante 5 meses?
Se os senhores inspectores que passaram pela Escola Profissional recentemente não viram nada, a equipa do Bufo fará uma exposição detalhada à secretaria, fundo social europeu e demais entidades reguladoras para que se apure a verdade… De graça e voluntariamente!!! Não nos atirem areia para os olhos… Sabemos bem que estão todos feitos uns com os outros!!!
Mudando de assunto, parece que o Sú Mestre encontrou ouro na Marina da Vila… Há mais de um ano que o homem esburaca a zona. Só pode ser ouro ou petróleo!!! Olho aberto povo da Vila!!!
 Já que se fala deste “magnifico empreiteiro”, a equipa do Bufo foi informada que o “casal maravilha de Vila Franca” foi recebido em audiência pelo “Padrim Carlins”, pelo que consta nos corredores do poder açoriano que estas duas pessoas (que não se conhecem nem têm nenhuma relação afectiva e que nunca foram vistos nos “amassos” pelas ruas Vila) foram fazer queixa do seu próprio Presidente devido à anulação dos concursos para o “enriquecimento ilícito” do casal de indivíduos totalmente autónomos e independentes que não se conhecem, mas estão extremamente solidários… Ainda dizem que o Sócrates é manso!!! Manso é o “bivalve” que se senta diariamente ao lado de quem lhe “massacra o ânus”… Gostos não se discutem!!!
Para finalizar, a equipa do Bufo da Vila faz um apelo ao nosso povo:
Estão a tentar matar o nosso São João da Vila!!! Consta que duas marchas estão em risco de não serem realizadas e por sinal duas das melhores… Consta que as bandas de música que acompanham as marchas estão a recusar participar por falta de pagamento do serviço realizado em 2010 (epá … já não tava lá o Rui Melo, de quem serão estas dividas???)
Este ano temos uma oportunidade única de fazer 3 ou 4 dias de festa, com feriados pelo meio… A Terceira já anunciou o seu cartaz, o Faial (a ilha, não o ex-policia) já anunciou o seu cartaz, a Graciosa, o Pico e até o Corvo têm as suas festas planeadas e anunciadas… E nós??? Temos reuniões com César para reclamar dos concursos do Sú Mestre!!!
 RUA COM ESTES INCOMPETENTES!!!
O post já vai longo, pelo que nos despedimos esperando que algo mude… Pelo amor de Deus, algo tem de mudar!!!
A mensagem musical desta semana vai para a varredora da cultura, pode ser que lhe estimule o cérebro e a criatividade!!!

A VILA ACIMA DE TODOS NÓS!!!

14 comentários:

Anónimo disse...

"Amigos Vilafranquenses, residentes e emigrantes,
Uma saudação especial a todos os que, lá longe, lêem regularmente esta página para saber notícias da sua terra de origem.
(..) Aqui, encontrarão informação útil sobre a vida da nossa autarquia e sobre a nossa gestão, que será rigorosa e transparente.
Vila Franca do Campo vive um tempo novo. Um tempo melhor e mais solidário. Um tempo de mudança.
Uma nova equipa camarária, sob a minha presidência, trabalha desde o dia 2 de Novembro para melhor responder aos vossos anseios.
A nossa prioridade é a justiça social. Queremos dar voz a todos os Vilafranquenses, ajudar no que for necessário, defender e respeitar os vossos direitos, zelar pelo cumprimento dos deveres e assegurar que se cumpre a lei.
Quero dizer-vos que acabou o tempo dos favores e das discriminações. Todos serão tratados com igual dignidade e de acordo com o seu grau de necessidade. E a nossa atenção especial será dirigida para os mais desfavorecidos, os idosos e os jovens.
Asseguro-vos que os recursos do concelho serão aplicados onde fazem mais falta. O nosso principal projecto é melhorar a vida das pessoas e promover a nossa verdadeira cultura e os nossos valores, garantindo que os dinheiros públicos sejam usados com parcimónia e respeito e não como forma de ostentação dos cargos.
É tempo de acabar com os gastos inúteis e a gestão ruinosa dos últimos anos.
Com o nível de endividamento deixado pela anterior gestão a tarefa é difícil mas, com determinação, seriedade e competência, saberemos dar a resposta adequada e encontrar as melhores soluções para os desafios que se avizinham. Só assim seremos capazes de exercer a mudança que o povo impôs e erguer de novo o nome de Vila Franca do Campo bem alto.
Estou aqui com o vosso apoio. Podem contar comigo. Serei sempre um Presidente solidário, presente e disponível. E, sobretudo, tal como já sou, com honestidade, dedicação e a tempo inteiro, o Presidente de todos os Vilafranquenses.
António Cordeiro
Presidente da Câmara Municipal"

hahahahahahahahahahahah :):):):):)

Anónimo disse...

Sempre muito bem actualizados. Parabéns pela Verdade!

Quanto ao São João da Vila, refira-se que a visão de chegar longe (Ilha, Açores...) é muito reduzida e existe há muitos anos. Alguém acredita que apresentar um cartaz de festas em junho ou final de maio serve para alguma coisa? Só a festa do império e às vezes bem mais cedo já está espalhada pela família e emigrantes bem distantes. O São João da Vila esteve sempre fechado no seu umbigo por isso é anunciado sempre tarde e já com o sol a aquecer a marina ou os terraços do açor arena. Anunciem bem mais cedo. Trabalhem. Organizem. Abram o concelho às marchas de outros concelhos e freguesias... nunca morreram as sanjoaninas por serem de angra abertas à ilha! andam por lá quase 30 marchas... só de adultos e quase outras tantas de crianças. ah... e de São Miguel!!

Parabéns ao bufo e equipa.

ACordeirinho

Papagaio da Vila disse...

Alguma vez este gajo iria numa marcha de são João é que nunca na vida............. Está se cagando para a vila ele nunca sentiu estas coisas ele não quer saber de nós vilafranquenses ,só se preocupa em fechar tudo o que RUiZINHO fez, não vai dita cuja limpar o campo de futebol e por as marchas no campo de novo olhos abertos povo da vila ele faz o que quer

Anónimo disse...

Ouçam esta, alguém perguntou ao sú president sobre o programa das festas de São João e a resposta foi, pasmem-se, «não há pressas com o programa porque as festas este ano são muito altas». O homem como é que chegou a médico? Então as festas são altas, isto é verdade, MAS O SÃO JOÃO É NO DIA 24 DE JUNHO, E SEMPRE SERÁ, SEJAM AS FESTAS ALTAS OU BAIXAS. DAAAHHHHH
E O BURRO SOU EU??????

OBufoDaVila disse...

Ao anónimo que tenta postar acerca da Margarida Rafeira:

Escrever 10 vezes a mesma coisa com nomes diferentes não muda o ip que posta, sim consigo ver que é a mesma pessoa.Se provares o que dizes, é publicado na mesma hora.

Anónimo disse...

Oh amigo "papagaio da vila" POR FAVOR não venha aqui dar ideias àquele bivalve para ir em alguma marcha de São João .... ele não foi ainda e esperemos que NUNCA vá, pois só a sua presença já estragaria a imagem do desfile. Deixa lá aquele incompetente ficar a passear-se pela avenida que já nos basta.

Papagaio da Vila disse...

Mas o que é isso campanha eleitoral outra vez promessas, este gajo não tem vergonha .............. Su Presidente , arranja um animal de estimação mas não como pardais , pavões, canarios,arranje um cão um cabrito um animal de quatro patas para o guiar melhor neste seu caminho que não tem sido nada bom com animais racionais de duas patas

E ainda dizem que não há gente esperta em Vila Franca do Campo podem não ser mas estão a dar-nos musica á muito tempo


POVO DA VILA SEMPRE ...... BEM HAJA

Anónimo disse...

Quando é que vamos ter novamente o relógio da Câmara a funcionar é que já dá saudades em ouvir o som dos sinos a dar horas na nossa Vila.

Isto mesmo o sú president ter prometido em reunião de Câmara que no ínicio deste ano o relógio estaria novamente em funcionamento e até hoje nada, o que vem demonstrar a falta de prestígio pela nossa terra e respeito pelo nosso património.

E já agora parece que não são só os sinos da Câmara que não funcionam os da Igreja Matriz de São Miguel também estão sem tocar há semanas para missas e funerais e não se compreende tal situação, se estes têm um problema electrónico poderia muito bem ir alguém (sacristão) tocar nestes há mão, só mesmo por preguiça em subir à torre.

Ao ponto que está a chegar V. Franca do Campo...

Anónimo disse...

Muitos parabéns mais uma vez pelo esplêndido trabalho desenvolvido neste último artigo, pois consegue de forma séria e com categoria ilustrar a realidade dos crápulas que nos governam nesta Vila virada para a corrupção, precariedade e miséria.
Começava por destacar o mais flagrante deste artigo e que é vergonhoso "A EXPLORAÇÃO DO BAR DA ESCOLA PROFISSIONAL" quem é o responsável por tal situação? o PIUPIU ou o CORDEIRO? INVESTIGUEM UMA VEZ POR TODAS A SERIEDADE DESTES SUJEITOS! 5 Meses de exploração sem que ninguém se apercebesse? MUITOS CUMPLICES.

Anónimo disse...

oh amigo papagaio.. o su president ja tem animais mais que suficientes.. as vacas gordas e os burros que ele já arranjou.. crede.. lol se ele arranja mais daqui a pouco o FMI vem é para a vila tentar acertar essas contas publicas com tanto tacho e tanta gente a "trabalhar" ou melhor a receber uma vaca gorda ao final do mes sem fazer nada.. enfim bem haja vila!!!!

O Pastor disse...

Sr. Bufo, não estive no baile de Carnaval do AçorArena, mas pelas fotos publicadas no site da câmara deixa-me antever um número bem superior às 25 pessoas referidas no artigo da d.bengança. A bem da verdade e integridade deste espaço sugiro que reponha a verdade. Não é esse, afinal, o propósito deste Blog?

Apesar de a nossa Vila não estar bem, temos de reconhecer o pouco que ainda se vai fazendo. Gostei de ver os desfiles de carnaval das Escolas, que muita cor e animação trouxeram a esta vila sombria, revelando que nem todos andam a dormir nesta terra. E, pelas fotos, o baile no AçorArena parece ter sido bem animado e, sem dúvida, bem mais popular e carnavalesco que aquela coisa do ano passado no museu.
Quanto ao multiusos, confesso que não entendo! Até aqui criticava-se porque estava abandonado e não havia espaços desportivos. Bem, o espaço desportivo foi aberto, falta agora "abrir" o civismo das pessoas que o frequentam. O seu a seu dono!
Tenho pena que os pobres alunos e professores tenham ficado sem bar devido às trafulhices desta gente. Espero que se resolva, porque mais uma vez sofre quem não tem culpas no cartório.
Por falar em sofrer, parece que vai nascer um acesso ao porto pela marina - devem ser essas as escavações. E já agora, apesar de não haver dinheiro, de termos vistos aumentados os nossos impostos e de, supostamente, estarmos em contenção/crise podemos darmo-nos ao luxo de fazer revistas, impressas a cores em papel de qualidade, com o único propósito de publicar fotografias e notícias ocas de promoção de uma certa inércia e falta de visão. Exemplo flagrante será a nova secção – CULTURVILA: o porquê de uma varredora a tempo inteiro! Sem dúvida o interesse do povo está primeiro!
E por falar em povo, o são joão é da vila, não é do cordeiro nem da câmara. E se estes que se julgam os reis da vila se lembrarem de cancelar este evento, podem ter a certeza que o povo se irá unir para marchar na rua e manter a tradição.

Para terminar, não sou nem quero ser o "digníssimo Pastor das ovelhas perdidas" e também não sou nenhum "bom pastor". Mas não vou deixar de postar aqui a minha humilde opinião.

OBufoDaVila disse...

Ao nosso bom Pastor,

Segundo a info que me chegou ao mail, PAGANTES, foram cerca de 30.

Depois de abrir as portas tudo vale...

Até levar 5 caixas de cerveja como "farnel" de um bilhete inexistente...

O post será revisto quando tiver tempo, visto que não folgo ao fim de semana como os mais comuns mortais :)Com sorte a Beganga tratará disso antes de mim.

Aos nossos porcos do costume que tentam minar a caixa de comentários com alusões anti-semitas, racistas, xenófobas e cheias de dor por não haver matéria criminal neste blog : oinc oinc senhores, oinc oinc!

Fiquem a saber também que o artista que finge que cuida do relógio da Câmara parece que sofre de algum tipo de doença mental : chega-me ao mail uma história de despejar lixivia no guarda-roupa da sua senhora (por sinal mais inteligente que ele) porque este não foi contemplado com a atenção que desejava, qual criança de 4 anos.

Por falta de tempo e porque não tenho pleno conhecimento dos factos acima descritos, por agora é tudo!

Bem hajam

ah e Faial: Aqui não postas nem que venhas com a cabeça do cordeiro na mão. Pára de vender quem te enche a tijela porque eu não quero comprar. Tu fazes parte do problema : És um fossil podre tal qual o cordeiro e o rui! Rua pá tua terra que na Vila não há lugar para quem ludibria, engana e se aproveita como tu.

Anónimo disse...

O campo de jogos de PONTA GARÇA parece que está ao abandono, pois já há três semanas que não tem água quente, que miséria e que imagem passamos aos que nos visitam, pois nem têm direito a um banhinho de água quente! Façam revistas para se auto-promoverem e com isto ganharem votos para se agarrarem ao pelouro, paga zé povinho para estes estafermos usufruírem dos benefícios.

obarbeiro disse...

O sol primaveril começa a brilhar, comedido, envergonhado. Politicos centrais despendem-se depois de despir o povim. Afinal o rectângulo lusitano não luzia como fazia crer e aí vêm os fiscais do FMI por as contas em dia. Torço para que venham vasculhar os baldes de lixo das finanças regionais e locais a ver o que as palavras e números cruzados escondem nas suas combinações. Fico entretanto a matutar nesta tola que transporto a cada minuto: porque terão agora estendido as mãos a pedir socorro? Terá sido porque os cofres do Estado não tinham o tilim para pagar-lhes os gordos ordenados nos próximos dois meses? É que a caixa de esmolas terá como primeira finalidade a actualização dos ordenados da função pública! Passa fora que amanhã é terça!