quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Crónica da Dona Beganga nº 6

Caros leitores,
Aproveito este dia de greve geral para vos deixar umas palavras, já que a vida profissional não tem permitido aparecer por cá mais vezes…
A equipa do Bufo tem recebido muitas queixas de Vilafranquences acerca do estado em que se encontra a zona da praia da Vinha D’Areia e o passeio marginal. Seguem abaixo as fotos enviadas via correio electrónico para o Bufo de vários utentes do supra referido espaço:

A escassos metros deste abandono, o Sú Mestre desenvolve uma enorme “empreitada”…
Dizem que é para colocar contadores de electricidade nas lojas da marina… Mas não seria mais barato e prático cobrar uma taxa fixa aos locatários??? Pois, mas assim o Sú Mestre não enchia os bolsos! Como o Bufo sempre afirmou, há sempre dinheiro para os amigos!!!
Por falar em dinheiros, o Bufo encontrou nas actas da Câmara provas de descriminação gritante:

Então para ajudar os escuteiros a câmara dá uma passagem e para ajudar o grupo de cantares do Partido Socialista de S.Pedro dá três passagens para o Canadá. Certo… O Bufo aposta que estas três passagens quase pagavam a actividade dos escuteiros na sua totalidade. Há sempre dinheiro para os amigos.
Numa das revistas da Câmara Municipal, vem um “rol de calotes” das empresas municipais e participadas. O Bufo sabe que a maior parte das contas foram inventadas pelo Sú Pesidént e fabulosa equipa financeira, a introdução foi escrita pelo Dr. Ricardo Rodrigues e a maior parte das contas estão erradas (propositadamente) para ENGANAR os Vilafranquenses.
O revisor oficial de contas já se apressou a desmentir as afirmações do Sú Pesidént, desmarcando-se completamente do documento e das contas de mercearia nele contidas… Vergonhoso!!! A oposição já pediu explicações à câmara e de momento aguardam-se mais desenvolvimentos…

O Director Piu Piu, como carinhosamente é chamado pelos nossos leitores, tem marcado a sua posição na escola profissional pelo desleixo, arrogância e plena incompetência…
Foi imposta a censura nas actas dos departamentos dos formadores, já que o Bufo recebeu uma queixa de um formador anónimo a quem foi imposto uma alteração de uma acta. E porquê??? Porque na referida acta constava a manifestação do desagrado dos formadores em relação à cedência de horas preciosas de ensino para uma comemoração de Halloween. Resta dizer que a actividade de Halloween foi um estrondoso sucesso, sendo que testemunhas confirmam que pelo menos 3 pessoas visitaram a referida exposição!
O Director Piu Piu continua a demonstrar o seu empenho e dedicação, sendo que houve uma semana em que o senhor esteve 3 dias sem aparecer no emprego, sim no emprego, já que podia ser encontrado todos os dias no seu Snack Bar Cor de Rosa, este sim, o seu trabalho.
Pagam os contribuintes 2500 euros por mês, para a supra referida cavalgadura andar a servir cafés… É importante referir que este senhor não goza de isenção de horário e dedica umas 3 horas por dia no máximo (de acordo com os vizinhos) à escola profissional… Sim, senhor Sú Pesidént, bela nomeação!
Já que estamos a falar do Piu Piu, resta referir que o senhor foi “convidado a abandonar” o seu anterior posto de trabalho porque a escola estranhou um excesso de visitas de estudo a Vila Franca do Campo. Quando perguntaram aos alunos o que é que faziam tantas vezes na Vila, estes reponderam que iam pintar e lixar as paredes do café do Sú Psôr!!!
Estes são os que nos regem…
Muito mais há para contar, mas o post já vai longo…
A mensagem musical desta semana vai para a Senhora Vice Presidente, já que a Dona Beganga sabe bem o que é “alimentar burros a pão de ló” por amor… Ele não merece cara vice!!!


A VILA ACIMA DE TODOS NÓS!!!

36 comentários:

Anónimo disse...

Depois do que eu li, só desejo que isto não seja verdade. A parte de colocar os alunos a lixar e a pintar é demais, eu não quero acreditar. O mínimo que a Inspecção da Educação deveria fazer era questionar os antigos alunos deste senhor, e conforme o resultado desta inspecção, e caso se confirmasse estas gravíssimas acusações, este senhor nunca mais colocaria os seus pés numa escola. MAIS UMA VEZ QUESTIONO, ONDE PARAM AS AUTORIDADES DESTE PAÍS, INVESTIGAM UM POUCO SFF.

Anónimo disse...

Xxxxxiiiiii!!!

Ja sabem da ultima ?????

O su presidente ja pus a PJ a investigar o dono do blog Bufo....

Por favor digam a este sr. k o dono do bufo ... sao tds os vilafranqueses que tem um palmo de testa...

Anónimo disse...

Maravilhosa a Dona beganga.....

ass
pipoka

Anónimo disse...

D.Beganga, é verdade que a lingua de Camões é traiçoeira,mas perante o satatus de estrelato que V.Exa já alcançou, tenha cuidado com os conceitos. "Descriminar" é inocentar, absolver alguém de um crime, ou seja, é o “não crime”. "DISCRIMINAR" , é sim, o conceito que a minha querida tinha intenção de utilizar, pois significa "fazer uma distinção".Não leve a mal a correcção.

Anónimo disse...

Então o sr. piu piu, tem processo disciplinar na r. grande, perdeu no estagio de professor dava aulas nas capelas e assinava sumários e não aparecia nas aulas!!! Pensavam agora que ia cumprir um horário das nove ás 5 da tarde na Escola Profissiol de Vila Franca que danto trabalho deu á sua vice para convencer o su presidante. Só se formos ingénuos!!!

OBufoDaVila disse...

O Bufo vem por este meio fazer uma vénia completissima à Dona Beganga, essa mulher enaltecida pelo seu status de Lider de Opinião concedido pelos Vilafranquenses postadores na caixa de comEtários!

A idade não encarece esse seu ser crítico e sátiro cara Dona Beganga!

Bem Aventurada sejas e saude para ti!!!!!

SALVE A DONA BEGANGA, E VIDROS DE CARROS PARTIDOS NO PARQUE DA CAMARA, ACIMA DE TODOS NÓS!

Anónimo disse...

pagar 2500 € a um director quando já havia um que dava conta do recado, é ou não é arranjar tachos?
Isto é que merece investigação pública. Ouvi a palavra sensura..? Isto não era antes do 25 de Abril!
isto está entregue aos bichos ( Cordeiros, Pintos, Camelos, Pavões...) Grande Circo.

Sereia da Vila disse...

Credo em cruz!!!! O que vai por aqui abaixo!
Ainda há pouco mais de um ano esta Vila era uma "Vila virada para o mar", ou seja, virada para a casa desta sereia que vos comtempla do majestoso ilhéu. Agora está virada às avessas: nem para a terra, nem para o mar. Afunilou-se para as profundezas da terra aonde ingloriamente se anda a construir uma notável estrumeira.
De facto a podridão do compadrio generalizou-se. É que nem se criam postos de trabalho, subsituem-se pessoas honestas, credíveis e com experiência por outras duvidosas e incompetentes. Qua vergonha! Que falta de nível!
Aonde pára o velho partido socialista, este sim, que dava lições de moralidade, sendo o primeiro a condenar esta corrupta metodologia?
Carlos César, com coragem invejável, quando em boa altura, quando foi eleito presidente do Governo Regional dos Açores, rodeou-se também de independentes, de gente competente e capaz, dando um exemplo real de educação e honestidade, fazendo justiça ao que apregoa o verdadeiro socialismo. Será que com a idade perdeu a coragem e a forca para dar (mais um) puxão de orelhas a quem lhe anda a estragar futuras vitórias nas autarquias da sua cor por mais muitos e longos anos?
Quando percorro as encostas desta ilha, só oiço dizer mal da minha rica Vila. Dizem que passou rápidamente do estatuto de Vila-cidade para Vila-mendiga, o que quer dizer em bom português, de cavalo para burro, ou na minha linguagem: de sereia para sardinha.
Tomara que não enviem para este meu ilhéu uma sereia brasileira ou ucraniana para directora oficial desta bacia e destas golas que, tão bem, conheço. Ainda sou nova e competente no lugar que amo, aonde nasci e sempre estive. No entanto, a minha intuição femi-nina diz-me que... Se ela pedir (ou exigir???)... Ele assina! Não tem tempo para pensar...

Olho Vivo disse...

Vinha D’Areia, uma vergonha. Desde sempre mal-amada pelo su presidente.
Quanto aos contadores, Dona Beganga tem razão. Seria bem mais fácil aplicar as tais taxas. Mas e depois? Os taxos para onde é que iam???
A respeito das passagens ah!!!! Os escuteiros! A maior parte são pequeninos. Não votam!
Sobre as contas do deve não deve, paga não paga, é meu, não é meu, etc, é uma mariquice pegada imprópria de gente sem nível e argumento.
Quanto aos voos do pardalito, o su presidente deveria estar com efeito de comprimidos nessa altura para ter caído nesta esparrela bem “arquitectada”. Confiança? Qual confiança? Então substitui-se o que funciona bem? Põe-se em adjunto quem mais merecia estar naquele cargo? Henrique lá trabalha desde o primeiro dia e que pelos vistos continua a ser o mouro de serviço que sustenta este pardal? Que vergonha! Já se esqueceram que a vice, por coincidência (??? ) sua digníssima esposa, ocupou lá o cargo de directora pedagógica por confiança de Rui Melo (isto sim, foi de homem) e que de lá saiu vítima da sua própria ambição desmedida? Isto das actas é prepotência a mais embora me conste que a exposição do Halloween foi visitada por muito mais de três pessoas. Até apareceu na televisão! Será que tudo isto foi mérito do piu piu ou de um senhor conhecido que organiza as actividades da escola?
Por fim, gabo o gosto pela música escolhida. É de rir e chorar por mais
Parabéns aos autores deste blog.

Anónimo disse...

Caro Bufo estou aqui a dar uma dica, que ouvi hoje, para que se investigue, porque a ser verdade é o cúmulo dos cúmulos. Corre pela nossa TRISTE VILA de que a SENHORA SOBRANCELHA levou o SEU CARTÃO FAST GALP ao revendedor da nossa vila e deu ORDENS para que todos os pontos resultantes do combustivel da nossa câmara FOSSEM COLOCADOS, IMAGINEM SÓ, NO SEU CARTÃO PRIVADO,e a respectiva teve o desplante de deixar lá o cartão. Mas o que é isso? O nosso país está-se tornando numa República das Bananas mas a Câmara da Vila Franca do Campo só falta as bananeiras pq macacos estão todos à solta por lá. ISTO É UMA VERGONHA. De certeza q os pontos podem ser trocados por viagens, nos pontos da Sata, e Vareadora da Sultura quer é viagens de graça. O Pestaninha que lhe pague já q os 2 mil a tal euros não lhe são suficientes.Áo ponto q chegou esta Vila.

Anónimo disse...

...eu votei nele: e burro sou eu?????????????????? (arrependido)

Anónimo disse...

LOL fraude com pontos da galp????
Que parolice meu Deus!

Rui Cabral de Melo disse...

Venho esclarecer o seguinte sobre o exposto nao existe qualquer FRAUDE na utilização de pontos FAST GALP,no POSTO GALP desta Vila foi dada instruções de longa data a todos os colaboradores para usarem os pontos dos abastecimentos dos inumeros clientes que não têm cartao por opção ou não se interessem pelo mesmo, todos os clientes que estejam interessados, onde o Drº da Cultura se inclui e demais clientes do POSTO GALP DE VILA FRANCA, pedirem para deixar o referido cartão com o funcionario sendo de responsabilidade dele o cartão
Todo o combustivel adequerido pelo posto é paga à GALP, 0.0015 centimos por cada litro quer os clientes usem ou não os referidos pontos, por isso existe o contacto directo dos colaboradores a incentivar o uso dos pontos, como no posto existem em posso dos colaboradores inumeros cartoes de diversos clientes para o uso do mesmo caso surgem abastecimentos sem cartao dos pontos.
Os referidos pontos se não foram usado apos dois abastecimentos o sistema electronico das maquinas apaguem os registos, não sendo possivel usar mais aqueles abastecimentos
Os referidos pontos não são introduzidos manualmente pelos funcionarios mas pelo que é abastecimo nas maquinas, é transferido automaticamente com a introdução do cartão.
O uso do cartão so pode ser usado em dois abastecimentos por dia num maximo de 100 pontos por abastecimento em todos os combustiveis e garrafas de gas e compras na loja e Lubrificantes GALP
Contudo é de referir que os pontos não dá para a SATA mas sim na TAP, no cartao qualifer, onde muitas poucas pessoas o têm nos açores.
Em caso de qualquer duvida favor de contactar o posto de abastecimento.

Existem inumeros clientes que vao abastecer quantias baixaam e levem o referido cartão á loja para por os pontos em muitos casos se existe abastecimentos noutras mangueiras com valores superioes os mesmos são transferidos para o referido cliente

Para saber tudo sobre o programa e premios que pode useferir favor de ver em: http://www.fastgalp.com/Fast/Portugues/HomePageS.htm

Em caso de alguma duvida sobre o exposto podem derigir ao posto de abastecimento ou me contactarem pessoalmente.

Rui Cabral de Melo

Anónimo disse...

Isto da Sobrancelha não me admira, visto que histórias semelhantes são ouvidas a seu respeito há muito tempo. O que me admira é o su presidente manter esta fulana na Câmara para vergonha de todos nós. Mande-a embora, su presidente, que se assim fizer beneficia a si e ao município. Faça contenção de despesas, ponha-a a andar, pois a nossa vila precisa desta fulana inculta e tonta à frente da cultura como de um terramoto.

Anónimo disse...

Tenho uma sugestão: vamos pôr os nossos pontos de combustível no cartão da Sobrancelha a fim de esta ganhar uma viagem, só de ida, para o fim do mundo.

Anónimo disse...

A má governaça e o aproveitamento próprio (falta de ética, para não dizer corrupção) que por várias instituições grassam em Vila Franca do Campo são, infelizmente,de vilafranquenses "de gema" ...
Nisto, sim, sem distinção entre naturais e forasteiros, temos que nos concentrar. A questão, aliás, é nacional - a falta de uma massa crítica que determine a correcção de quem (se) governa.

Congraul a coordenação deste blog por ter sabido manter a correcção devida.

Já o insucesso do Snack-bar Pinto... deve-se, em primeiro lugar, à estética de super-mercado daquilo. Quer a dimensão quer a configuração da sala não permite o recato - é o ambiente de conversa comum, de tasca. Antes havia o Café Damião, o mais parecido com um casa clássica, de categoria - que se transformou numa espécie de cantina para snacks...
Infelizmente é assim desde o topo. De resto, é de parte a parte. Porque motivo não consegue singrar um espaço nocturno selecto em VFC ?

Não venham, pois, fazer dos "outros" bodes espiatórios.
Tão ao nível do chão, basta vislumbrar o perfil "cultural" da Sra. vereadora para a Cultura... Nem nível tem, muito menos perfil!!
O anterior presidente, ao menos, soube socorrer-se para o lugar de alguém com categoria, mesmo que não sendo natural de VFC !
Como elevar-se a Vila com alguém que é simplesmente o supra-sumo da baixeza ?!!! (e, aqui, não se entenda a estatura física da mesma).
É que se trata de uma fulana que nem fingida sabe ser sem dexar os corninhos à mostra. A "vileza", a reles "vilania" a reinar numa vila que já foi grande...

Anónimo disse...

Tenho uma "curiosidade": saber qual a literaturada Sra. da Cultura;
Será que foi As Pupilas do Senhor Reitor, queela teve que ler quando andava na escola e que gostou muito?
Ou será que ela já se interessa por outras temáticas, tipo a dos romances de Nicolas Sparks e afins, e, se calhar, tendo mesmo lido O Código da Vinci de fio a pavio...
Na televisão sabemos que ela acompanha os grandes debates do Big Brother, e que não passa ao lado dos mais recentes desenvolvimentos nos enredos das telenovelas...
Já alguém a ouviu a ler um texto em público? Não tem mesmo aquela entoação tão característica de, digamos, uma sopeira letrada?
Isto é Cultura, Vila Fanca!

Anónimo disse...

Leiam esse blogue que aqui vai, até me arrepiei.. http://jose-maria-martins.blogspot.com/2010/03/portugal-um-pais-cheio-de-tiranetes-de.html

Anónimo disse...

Vejo que, afinal, a distinta vereadora da Cultura da CM de VFC (ao que chegamos...) não consegue disfarçar o que é. Não tão bem como tão cheia de soberba o julga.
Estamos perante um caso agudo da chamada esperteza saloia. A típica figurinha, tem sempre um esquema qualquer por detrás do seu paleio manhoso, decarado.
Com quantos dentes tem na boca.
(Costuma-se gabar de que "não têm papas na língua", este tipo de gentinha chico-esperta)
Pelos vistos, já há uma considerável massa que a topa logo. São é pessoas, obviamente, educadas que não descerão a qualquer nível para a informar.
É, pois, bom saber que a mentira tem pernas curtas. Os mentirosos e seus esquemazinhos vão sendo postos a descoberto. Já quanto aos ladrões... é mais difícil apanhá-los.
Obrigado a O Bufo da Vila.
Viva Vila Franca , sempre !!!

Anónimo disse...

SOU UM VILAFRANQUENSE TRISTE COM A PASSIVIDADE DAS AUTORIDADES DESTE PAÍS.
VAMOS ANALIZAR OS FACTOS EM CONCRETO E ESTES SIM DIGNOS DE INVESTIGAÇÃO:
1º É OU NÃO VERDADE QUE ESTA PRESIDÊNCIA NÃO CUMPRE HORÁRIOS A COMEÇAR NA CÂMARA E A ACABAR NA ESCOLA PROFISSIONAL;
2º O QUE MELHOROU EM VILA FRANCA,OU MELHOR, QUEM BENEFICIOU COM ESTA MUDANÇA;
3º PARA QUÊ UMA VAREADORA PARA A CULTURA, QUANDO ESTA PRESIDÊNCIA NÃO DÁ USO AO MULTIUSOS,(BOA MANEIRA DE NÃO TRABALHAR), NÃO QUERIAM ABRIR O AQUAPARQUE, ETC;
4º SE O PIU PIU NÃO FOSSE NOMEADO DIRECTOR DA ESCOLA PROFISSIONAL, ESTE ESTAVA NA GRACIOSA E A ESPOSA SE NÃO FOSSE VICE, ESTAVA COLOCADA NO CORVO.
VILA FRANCA JÁ ANDA NA BOCA DO POVO, PELA SUPULTURA QUE ANDA A CAVAR, E PELA PASSIVIDADE DAS AUTORIDADES E OPOSIÇÃO.
ESPERO QUE ESTES IMCOMPETENTES SEJAM JULGADOS PELOS ACTOS QUE PRATICAM E QUE A VILA EVOLUA PARA CIDADE E NÃO´PARA UM LOCAL SEM FUTURO E APENAS OPORTUNISTAS.

Anónimo disse...

Não é só a falta de sensibilidade cultural.
A falta de simples compostura já acumula um rol de casos ridículos, para não dizer grotescos. Por esse andar ainda vamos ter renome (cultural) muito além fronteiras...
Só um dos exemplos: consta que em certa ocasião, após farto repasto, antes que se desse iníco ao espectáculo, a "nossa" vereadora acha de se levantar de rompante e de pronunciar bem caramente o seu desprezo pelos pelo espectáculo, porque seriam "fados" !
Foi preciso que alguém lhe lembrasse que enquanto foi para comer e beber não se coibiu e que lhe lembrasse que, supostamente, era ela a vereadora da Cultura...
Se fossem criancinhas a se contorcerem ao som do hip-hop e de outros tipos de músicas plenas de valor, umas modinhas mais alegres, talvez a mesm figurinha já ficasse a cumprir o seu dever...
Dos desenrascansos às aldrabices e ao descarado rega-bofe vamos todos tomando conhecimento de uma parte... E daquilo que não vamos conseguindo saber ?!

Anónimo disse...

Julgo saber que para colmatar aquele abuso que foi o da nomeação do filho do ex-presidente para gerir o Açor Arena se nomeou o digníssmo actual namorado da Exma Sra vereadora da Cultura para o mesmo.
Ora abria num fim-de-semana ora não abria no outro. E o responsável, ao exemplo do papá, a passear pelo mundo...


Óptima escolha a do Pestana, com base no reconhecido gabarito e apetência desde sempre demonstrada para a área...
Com o Pestana a festa agora vai ser uma festana

Estando agora o mesmo fechadinho, para não incomodar ninguém e para o bem da juventude... restaria saber se não estará o "cabeça" do mesmo pavilhão a auferir a costumeira renumeração. É que aquele tipo de responsabilidade costuma ser recompensado com base no Salário Mínimo... Uma mão cheia deles!

Outro pormenor era o das feiras Outtlet realizadas no mesmo espaço e que prejudicavam os comerciantes locais (coitados dos nossos chineses)

Será que um certo taxista, homem de palavras, que antes tanto criticava a nomeação do filho de Rui Melo não critica agora ?!
Muitos fretes?

Anónimo disse...

Bem haja a todos,
Há já alguns diazitos que não vinha cá visitar o "nosso" blog, permita-me sr. Bufo que o chame assim,mas não posso faltar aqui com uma mensagem dirigida ao sr. Rui Cabral de Melo pela sua intervenção aqui postada à 2 dias atrás.... Oh meu sr. Rui, verdade é que não sou uma pessoa nada entendida nestes bónus, digamos assim, com que a tão pouco nossa GALP contempla os seus clientes, mas deixe que lhe diga uma coisa....fiquei a entender menos ainda. É que a sua tão prestável explicação deixou ainda mais confuso qualquer cidadão que a lê...à falta de clareza não lhe faltou foram os muitos erros na nossa lingua lusitana... uma tristez. Deixasse ficar como estava, pois estou em crer que todos nós tinhamos entendido bem a mensagem que, nem com a sua explicação, passou a ter outro sentido.... a pestana gamou os pontos do cliente CÂMARA MUNICIPAL todos para o seu cartão pessoal, nem mais. Deixe estar, pode ser que com todos eles ela realmente ganhe a tal viagem só de ida (como sugeriu um nosso amigo neste blog" e nos contemple com a sua ausência. Agora a si sr.º Rui, ficou um pouco mal vir tão prontamente em socorro da eleita, sem que tivesse uma explicação correcta e verdadeira para o assunto....deixa-nos a pensar que se calhar ficou preocupado que a informação tivesse saído do seu próprio escritório ou posto e que com isso viesse a sofrer represálias do novo elenco camarário, heim? Quiçá iriam chumbar-lhe o projeco para o novo posto que pretende abrir, acho que na Marina, não é? Isso sim seria complicado, e logo agora que "eles" tomaram de assalto dessa mer... toda. Continua a jogar da mesma forma e com os mesmos trunfos que outrora jogava sr. Rui, a diferença é que antes a sua máscara tinha a cor laranja e agora tem que ser rosa. Veja lá se se transforma num empresário de carácter e orgulhe a terra que o viu nascer....já não era sem tempo.

Anónimo disse...

Amigos ..... quero somente dizer que partilho da opinião de TODOS os que aqui postaram sobre a varredora da cultura da nossa CM, e digo "varredora" porque é o título mais apropriado pois ela só anda a VARRER por completo o que restava da "nossa cultura. Poham-me esta criatura no seu lugar .... e que não seja com as criancinhas, pois exemplos destes não queremos jamais ver na nossa terra.

Anónimo disse...

Um bem haja a todos os postantes deste blog, pois só assim, juntos podemos lutar pela VERDADE e pelo MELHOR para a nossa Vila que já foi CAPITAL.
Estas Senhor(as)que estão a DES-Governar a VILA têm de ter a coragem de se demitir, porque só assim prestarão um bom serviço a Vila Franca.
Estas senhoras nunca mais apareceram junto do povo que as elegeu, pois mal aparecem no seu local de trabalho!
Agradecia a todos os Vilafranquences que postem neste blog aquilo que sabem e que fizessem comentários sérios e dignos de serem lidos neste blog, para que os Açoreanos saibam que existe pessoas neste Concelho com capacidades, pena é, não quererem ser rotolados por igual a estes políticos de "meia tijela".
Acorda Carlos César e vem a VFC ver a classe política que está a rotolar o PS.

Anónimo disse...

ainda dizem que não á dinheiro para fazer a iluminação de natal mas gastam milhares de euros em mangueira nova para novas instalações em vila como pode ser isto em ano de crise gastar tanto dinheiro em mangueira já ouvi dizer que são por volta de 3000 metros de mangueira nova fora o que já foi gastado nos efeitos que estavam prontos para sair para as rua mas o sr presidente não os quis deitar por causa da crise pelo amor de Deus não fassam mais deparastes desses se estavam prontos podiam sair para a rua...
assinado
pdm ...

tamos tramados disse...

Vila Franca já foi nobre
Por cavalheiros regida;
Hoje, é terra triste e pobre
De ladrões apetecida.

E, nos passeios imundos,
Deambula a vilanagem:
Drogados e vagabundos
Competem na gatunagem.

Não está o velho seguro,
Nem protegida a criança;
Reina a lei do mais duro
Sem vislumbre de mudança.

Ó minha Vila natal,
Quem te levou a tal rumo?
Quem te deu tão cru destino?
Rainha que foste, outrora;
Mendiga que és, agora...

Anónimo disse...

Isto é uma folia, o que chegamos!!!!

Sereia da Vila disse...

Para o autor ou autora dos versos "tamos tramados", só quero manifestar a minha homenagem pelo talento e pela categoria soberba que demonstrou quando escreveu estas quadras populares, exceptuando a última que é quintilha. Têm rima cruzada, de sete sílabas métricas, como manda a lei.
A construção dos versos, o jogo das palavras e a pontuação aplicada, só vêm demonstrar que, afinal, o título não está assim tão correcto: ficou provado que Vila Franca tem gente com nível intelectual e cultural suficientemente capaz de fazer com que o seu "pove" não fico tramado. Aliás, este bufo está de parabéns pelo qualidade galopante (salvo raras excepcões) dos comentários que ultimamente vão surgindo neste blogue, mas...
Seja bem vindo quem vier por bem!" (Zeca Afonso). O P.S. da Vila já se esqueceu. Ou tem andorinhas que nunca ouviram nem leram! Pois... É pena!

Anónimo disse...

Usando as palavras de forma magnífica, o poeta retrata fielmente a pobreza de valores que grassa pela nossa vila.
Infelizmente, não vislumbro que isto melhore porque na escola também reina, impunemente, o mais duro e o mais ignorante perante a passividade do conselho executivo e da maioria dos professores que, por medo, olham para o lado e fingem não ver o que está a acontecer. Alguns há, e bem hajam por isso, que enfrentam os arruaceiros e procuram o rumo que leve a escola a bom porto, mas estão sós, e sujeitam-se a ser ostracizados porque têm a coragem de dizer o que o que vai mal e isto não convém a algumas pessoas. Sabe-se que situações de agravo e abuso a professores,alunos e funcionários são resolvidas com uma repreensão oral e encerra-se o caso. Aos ofendidos nunca é dada uma satisfação e,por isso, muitos calam as dores da pancada e da humilhação.
Apelo aos pais de Vila Franca que
acreditam nos valores do respeito por todos, na educação, nos afectos e na verdade que se unam para melhorar a escola dos vossos filhos, ou, então,não haverá futuro que valha a pena.

Anónimo disse...

os pais e mães da vila kerem os filhos burros na escola pra andarem a ganhar dinheiro pra casa. Sempre foi assim esta educação mesquinha.

Anónimo disse...

Muita coisa vai mal... Com todo o respeito e consideração, não me parece que seja com Dr. Cordeiro que melhore. E menos ainda com aquelas duas bem intencionadas "raparigas" de que se rodeou... Só o súbito surgimento dos acompanhantes de ambas, a reinar e a embolsar à grande e à francesa é coisa de que nem se sonharia tolerar nos tempos em que Vila Franca era terra de respeito!
Deste momento VFC encontra-se abaixo do nível da mais recôndita e diminuta terreola.
Se não tinha pessoas com gabarito, achava-se que Dr. Cordeiro as fosse buscar aos quadros regionais do PS.
O próprio Carlos César revela o máximo desdém quer à pessoa de Dr. Cordeiro quer a todo o concelho que, no fim, é sempre o verdadeiro prejudicado.
Por favor, ponham mão nisto. Ajudem-se uns aos outros.

tamos tramados disse...

O meu agradecimento à Sereia da Vila e ao Anónimo do dia 1/12 pelas palavras ( a meu ver, excessivamente elogiosas )que as minhas pobres redondilhas mereceram.

Anónimo disse...

Pelo vistos o Sr. Piu Piu tem os requisitos ideais para ocupar o cargo de Director da escola 2º o elenco da Camara, realmente se as suas más qualidades são as ideais, mtº mal estão os gestores da Camara em termos de referências. Com tantas calinadas os gestores camarários continuam sem querem ver que o anterior Director da escola, tinha os requisitos certos para ocupar tal lugar, pessoa com principios, competente e com elevada educação.

Anónimo disse...

perece inpossivel que vocês não consigam por aquele Piu Piu dali para fora. Ele não tinha de ir para a graciosa? ou prara a povoação? dá novidade bufo.
ASS. Tou convosco

Anónimo disse...

Já agora Bufo proponho uma votação.
Quem "trabalha" na Camara e para qem?! (fora os atestesiados, claro). Para saber para onde vão os nossos empostos e para que o pove possa julgar.
Ass. Tou convosco