sábado, 18 de setembro de 2010

FAVORES :)

Acesa polémica em Vila Franca do Campo: António Cordeiro nomeia marido de Vice-Presidente da Câmara para director da Escola Profissional


O autarca explica as razões porque nomeou Paulo Pinto para a direcção da escola, esclarecendo os rumores que correm no concelho e o visado fala do seu projecto para o estabelecimento de ensino profissional que, como afirma, “tem sido precário” em Vila Franca do Campo sobretudo por falta de instalações “condignas”.


O presidente da câmara, António Cordeiro, nomeou para director da escola profissional de Vila Franca do Campo Paulo Sérgio Fonte Pinto, marido da vice-presidente da autarquia, Nina Rodrigues. A nomeação, com efeitos a partir do dia 1 de Setembro, está a gerar acesa polémica no concelho.
Instado pelo ‘Correio dos Açores’ sobre as razões para a nomeação, o presidente da autarquia afirmou que Paulo Pinto “tem as habilitações necessárias e as condições técnicas e pedagógicas para o ser. Por coincidência, é o marido de uma vereadora…”, concluiu.
António Cordeiro deixa claro que “qualquer cidadão tem direito a ser director da escola, desde que esteja habilitado para o cargo. Será que, pelo facto de ser marido de uma vereadora não tem direito a ser nomeado director de uma escola profissional do concelho? Onde está isso escrito. Esta visão das coisas é inibidora da liberdade das pessoas. Por ser marido da vereadora, é prejudicado na sua carreira?” questiona
“O que acontece é que entendemos que ele tem o perfil adequado para o cargo e estas vozes do contra são dores de cotovelo”, afirmou o presidente da câmara.
São vozes que, segundo a sua opinião, “são das mesmas pessoas que não disseram nada quando o professor Emanuel Medeiros, da Ribeira Seca, era presidente de Junta e foi nomeado director da escola. Depois foi expulso por lhe ter sido tirada a confiança política….”
António Cordeiro explica que, ao ser eleito, não mexeu nas estruturas directivas da escola, e, agora, no início de um ano lectivo, “entendemos nomear pessoas da nossa confiança. E assumimos plenamente a nomeação do novo director”, terminou.
O autarca qualificou, por outro lado, de “calúnias” alegados processos disciplinares que Paulo Pinto teria em escolas profissionais da ilha. “Isso é tudo mentira. Não tenho processos disciplinares em escolas profissionais. Isso é completamente falso e quem fizer estas acusações terá de as provar em Tribunal”, afirma, por sua vez, o visado.
Paulo Pinto está à sete a oito anos ligado ao ensino profissional enquanto professor e membro de conselhos pedagógicos e é a primeira vez que assume funções executivas de direcção.
Quando questionado sobre que razões levariam o presidente da câmara de Vila Franca a nomeá-lo director da escola, a sua resposta não deixa dúvidas: “Sou professor de profissão com estágio. Sou licenciado em Biologia e Zoologia, via de ensino para o ensino secundário e tenho uma pós graduação em ambiente, saúde e segurança. Toda a minha carreira, desde que me licenciei, foi feita no ensino profissional. Já percorri todo o tipo de curso leccionado no ensino profissional, desde os PROFIS, aos Reactivares e aos cursos de nível 1, 2 e 3. Para além do mais já leccionei em variadíssimas escolas profissionais. Tenho um vasto curriculum nesta área com todo o ‘up grade’ que isso me trás em termos de gestão de uma escola pelo facto de já conhecer as diversas gestões, as diversas metodologias das diversas escolas que estão a leccionar ensino profissional na Região”.


5 comentários:

Anónimo disse...

blá blá blá blá .....quem muito explica é porque muito esconde. Se o mérito de tão exemplar curriculo fosse verdadeiro já não tinha o dito PP ocupado cargo semelhante? Porque só o foi agora na qualidade de conjûge? Será que ainda acreditam que o eleitorado continua tão "tapado" como esteve no dia 11 de outubro?

Anónimo disse...

O que aconteceu qd lá esteve em 2007. As nota dos meninos não apareciam. Está nas actas, está nas actas. O POVO PÁ, não esta dormindo.

Anónimo disse...

Epá o problema é que as actas estão no poder da vice-presidência. Ops, é a mulher...

Anónimo disse...

bem e assim ele pode ter esse curriculo todo, mas o antigo director Henrique era bom, sabia fazer mt bem o seu papel. pk o tiraram? ele nem pertence a camara nem morra na vila?? pelo que sei nao...
Diz o novo director da escola profissional:
"vou ser um director de porta aberta pronto para vos receber" so que nunca o vemos la...
"nao irei tar sempre no escritorio fechado, iremos nos ver pela escola pk quero tar juntos dos alunos dessa escola" se o vemos e quando ele vai com a sua pasta para casa ou para onde ele quiser.
"daqui a 15 dias a situaçao do bar da escola ta resolvida" ja la vao nao sei quantos dias que entramos para a escola e os alunos se querem comer tem de ir ao hiper rapido ou entao para nao levarem faltas simplesmente nao comem leva a manha toda sem comer...
por isso esse director ate agora foi so bla bla bla e nada de accçao

Anónimo disse...

O paulo Pinto contunua a fazer das suas!!! O gajo ficou efectivo este ano na Escola da Graciosa por 3 anos!!! Logo de acordo com o concurso de professores não poderia ter sido requisitado para a Escola profissional. Teria de cumprir pelo menos este e o proximo ano na Graciosa. Deste modo de acordo com oreferido regulamento perde o lugar no qudro, ou seja vai para a RUA!!!.

Mas com a Familia é toda PS ( Gverno - DREF - Direcção Regional da Educação e Formação) e Cãmara ( Mulher Nina Rodrigues - que de um momento para o outro deixou de assinar por Nina Pinto, vai lá saber-se porquê) O mais certo é este caso não dar nada. e o Pinto lá vai gerando a Escola e o Seu Bar.